As terapias cognitivo-comportamentais têm sido consideradas muito eficazes no tratamento dos transtornos psiquiátricos, tanto quando são o tratamento único considerado, como quando estão associadas com outras abordagens. No tratamento das dependências tanto química quanto não-químicas, este conjunto de terapias também tem sido considerado de extrema eficácia. Associamos terapias de reestruturação cognitiva, de treinamento de habilidades e de resolução de problemas, bem como as terapias de terceira onda das TCCs como conteúdo programático, mantendo o foco no aporte téorico e treinamento prático das técnicas destes modelos, com espaço dedicado para supervisão de casos clínicos.

 A apresentação do passo-a-passo das sessões estruturadas é um dos objetivos principais do curso, assim como, fornecer ao aluno, um momento específico, para o “cuidando de quem cuida”, de modo a capacitá-lo de forma mais plena para a prática deste conjunto de terapias.

Principais objetivos:

1.       Apresentar os sistemas diagnósticos para os transtornos relacionados ao fenômeno das dependências, bem como os efeitos do uso crônico e agudo de substâncias psicoativas e desdobramentos dos quadros de dependências não-químicas

2.       Relacionar os principais transtornos psiquiátricos que surgem como comorbidades aos fenômenos estudados no curso

3.       Apresentar o tratamento farmacológico baseado em evidências

4.       Apresentação de escalas para diagnóstico, planejamento e avaliação do tratamento dos transtornos estudados

5.       Evidenciar a relação entre os transtornos estudados e populações específicas (mulheres, adolescentes, idosos)

6.       Apresentar as Terapias Cognitivo-Comportamentais – referencial teórico (Teoria Comportamental, Cognitiva, e Terapias da Terceira Onda (Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia da Compaixão, Terapia Comportamental Dialética, Terapia Analítica Funcional e Terapia Comportamental Baseada em Mindfulness.

7.       Apresentar modelos derivados destas terapias com foco no tratamento das dependências: Modelo de Prevenção da Recaída e Modelo de Treinamento de Habilidades Sociais e de Enfrentamento de Situações de Alto Risco.

8.       Expor tanto em teoria quanto em prática, as técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento.

9.       Apresentar o passo-a-passo das sessões estruturadas para o tratamento das dependências, tanto quanto consideramos os temas centrais para o tratamento de qualquer paciente e os temas específicos, indicados para determinados casos, de modo a poder desenhar um tratamento único para um paciente único.

10.   Supervisão de casos clínicos trazidos pelos alunos.

11.   Oferecer um espaço terapêutico voltado para o cuidado do cuidador.

 

O curso está dividido em 5 módulos:

 

MÓDULO I

·         Introdução às dependências de substâncias·         

Início do curso: 10/04/2018

Térmíno do curso: 21/05/18

 

MÓDULO II

·        Introdução a Teorias e Terapias Cognitivo Comportamentais

Início do curso: 22/05/2018

Térmíno do curso: 20/08/18

 

MÓDULO III

·        Técnicas  Cognitivo Comportamentais

Início do curso: 21/08/2018

Térmíno do curso: 08/10/18

 

MÓDULO IV

·        Estruturas das Sessões/ Temas Centrais

Início do curso: 09/10/2018

Térmíno do curso: 17/12/18

 

MÓDULO V

·        Whorkshop e avaliação final do curso

Início do curso: 22/02/2018

Térmíno do curso: 23/02/18

 

Valor total do curso: R$ 4.100,00

* para módulos separados, consulte-nos

 

Após a conclusão de cada módulo, haverá um certificado específico. Receberá o certificado de conclusão do curso de TCC o aluno que fizer os cinco módulos.

Coordenador Geral: Edilaine Moraes     Coordenador Pedagógico: Neide A Zanelatto

 

Público-alvo: Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, bem como outros profissionais de nível superior ou médio, que estejam envolvidos com o tratamento das dependências químicas (álcool, tabaco e outras drogas) ou não-químicas (oniomania, jogo patológico, dependência de tecnologia)

Carga Horária: 144 horas

As aulas serão semanais e prevê o mínimo de 4 horas de dedicação do aluno

Formato: As aulas expositivas e discussões de caso clínico são realizadas no fórum da plataforma moodle. Para o acompanhamento do fórum exige-se leitura obrigatória do livro adotado. 

Material obrigatório para acompanhamento do curso: Livro "O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-comportamentais: um guia para terapeutas " 1ªed. Autores: Neide Zanelatto e Ronaldo Laranjeira. São Paulo: Artmed, 2012.

Condições especiais: 10% de desconto para pagamento à vista

Tenho Interesse